quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Banco britânico relata que os dias de lucros altos das montadoras no Brasil estão chegando ao fim… será?


impostos carros Banco britânico relata que os dias de lucros altos das montadoras no Brasil estão chegando ao fim... será?
Sim, por mais estranha que pareça a informação, é isso que um relatório do banco britânico Morgan Stanley fez sobre a indústria  automotiva brasileira. Depois que o Brasil estipulou o ridículo aumento de 30% no IPI dos importados, o banco mandou um grupo de analistas para nosso país, para entender o que acontece.
O lucro exorbitante das montadoras  no Brasil é abordado, mostrando que se em 1999 as quatro grandes tinham 90% do mercado, hoje tem em torno de 70%. E se elas perdiam espaço por causa das marcas francesas, japonesas e coreanas, agora as chinesas também irritam as tradicionais. A JAC chegou a vender 4.000 carrosem um só mês.
O relatório mostra que o mercado nacional pode estar em um ponto de inflexão devido ao aumento da concorrência. O preço da mão de obra também faz com que o Brasil não seja mais um país de baixo custo para produzir carros, e sim médio custo no máximo.
Segundo o banco Morgan Stanley, a GM acredita que as montadoras coreanas e chinesas não vão repassar inteiramente para o consumidor o aumento de 30 pontos do IPI. Ao contrário, a expectativa é de que elas assumam para si grande parte do custo gerado por esse imposto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário