sexta-feira, 3 de junho de 2011

Lançamento Passat 2012: Andamos no novo sedã topo de linha da Volkswagen

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Passat. Da primeira geração até hoje, o primeiro carro da Volkswagen com motor refrigerado à água vendeu mais de 15 milhões de exemplares em todo mundo.
Em sua sétima geração, o Passat – sempre junto da eterna companheira Variant – traz a nova identificação visual da Volkswagen e muita tecnologia agregada para disputar o concorrido segmento de sedãs Premium, onde alemãs e coreanas andam se destacando.
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Além de conforto e sofisticação, o Passat traz também um desempenho superior ao modelo anterior, embora tenha o mesmo motor 2.0 TSI. A VW conseguiu extrair mais 11 cavalos desse conhecido bloco de quatro cilindros.
Como já falamos anteriormente, depois testar o Touareg V8 2012 – que vai deixar saudades – nos colocamos ao volante do Passat 2012. O modelo tem bom acesso ao interior, especialmente acomodando bem o corpo de um motorista alto.
passat 2012 teste 3 Lançamento Passat 2012: Andamos no novo sedã topo de linha da Volkswagen
Tecnologia
As regulagens elétricas do encosto e lombar do banco do motorista com memória garantem sempre a melhor posição, junto com a regulagem mecânica de altura e da coluna de direção.
Poderiam ser os dois bancos totalmente elétricos. Já o espaço para as pernas é bom, tanto na frente quanto atrás, onde com um motorista de estatura média é possível até cruzar as pernas.
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Com posicionamento dos bancos baixo, o quinto passageiro se acomoda razoavelmente devido ao túnel central e encosto do banco, voltado para atender apenas aos outros ocupantes. Mesmo assim, a altura traseira permite andar ali sem raspar a cabeça no acabamento superior.
Os bancos em couro ‘Nappa’ são bastante confortáveis e não cansam em viagem, segurando bem o corpo em curvas mais acentuadas. Para quem dirige, o volante multifuncional é uma praticidade a mais, garantindo maior atenção à estrada.
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Os instrumentos possuem fácil leitura e o velocímetro, tal como no Touareg 2012 engana bastante quando pousamos a vista rapidamente. Parece sempre que estamos mais rápidos do que deveria. Esse conjunto também é um show a parte.
Entre os dois grandes instrumentos circulares, existe uma tela digital com várias informações dos sistemas disponíveis no carro. O ACC, por exemplo, pode ser regulado mesmo estando dirigindo. Assim, podemos estabelecer a melhor distância de segurança em relação ao veículo à frente.
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No console, uma central multimídia com tela de LCD sensível ao toque domina o conjunto, trazendo várias informações úteis e de entretenimento, tudo ao simples toque na tela. Toda essa tecnologia começa ao iniciar a partida e destravar o freio de estacionamento, que é elétrico. O sistema de áudio possui capacidade para seis discos.
Andando
O câmbio DSG com seis marchas deixa o motorista a vontade, podendo optar por mudanças automáticas ou manuais através de borboletas atrás do volante. A resposta nas mudanças é imediata, com os 211 cavalos do 2.0 TSI fazendo o ponteiro do conta-giros subir com rapidez.
Tanto em aceleração como eu retomadas, o Passat 2012 garante ao motorista a rapidez necessária para se obter o menor tempo possível nas mudanças de velocidade. A suspensão e as rodas aro 17 com pneus 235/45 R17 igualmente trabalham bem para manter o sedã de 4,76 metros no solo de forma equilibrada e segura.
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Aliás, segurança foi um dos pontos principais focados pela Volkswagen no desenvolvimento do Passat 2012. Além da segurança, a praticidade também foi explorada na linha 2012 do modelo, tendo a Variant um sistema de abertura e fechamento da tampa traseira, tal como no Touareg 2012.
Há ainda o Park Assist II, que faz o veículo entrar em vagas como de edifícios ou shoppings, por exemplo. Bom, mas de volta a estrada. O Passat 2012 garante bastante conforto e segurança, sem deixar de lado um desempenho mais esportivo, garantindo alguma diversão ao motorista.
Teto solar com células fotoelétricas, ar condicionado automático com duas zonas de temperatura e difusores na parte traseira garantem um ótimo ambiente interno, aumentando o conforto dos ocupantes.
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Quanto custa tudo isso?
O Passat 2012 vai encontrar bons concorrentes no mercado nacional, mas quem não quer escolher e prefere partir direto para o sedã alemão, então terá que desembolsar R$106.700. Caso sua família seja maior e precisa de mais espaço em viagens ou no dia a dia, melhor então a clássica Variant 2012 por R$113.130.
Mas estes valores são apenas das versões básicas. Bom, de básico já chegam os muitos modelos oferecidos sem os mínimos itens necessários. Então, para rechear essa dupla da VW, o consumidor terá de gastar mais um pouco.
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Com o Módulo Conforto por R$19.509, os Passat/Variant 2012 oferecem bancos dianteiros climatizados com ajuste elétrico e memória no do motorista, faróis bi-xenon com LEDs, o sistema de partida remota e acesso sem chave Kessy e o Park Assist II.
ACC com Front Assist sai por R$5.160. O teto solar com células fotoelétricas do Passat 2012 custa R$4.400, mas você não vai encontrá-lo na Variant 2012, que em seu lugar possui um interessante teto panorâmico com abertura elétrica. Aí, o preço sobe para R$5.845. Por fim, o sistema de navegação por mais R$2.500.
Totalmente equipados, o Passat 2012 sai por R$141.689. Já a Variant 2012 completa não sairá por menos de R$146.144. Os preços estão na faixa de concorrentes até de marcas de luxo, como da própria Audi com seus A4 e A4 Avant. Vale a pena? Só o consumidor dirá.

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