terça-feira, 28 de junho de 2011

Dodge Caliber: um “hatch” americano a partir de R$105.000

dodge caliber guaruja 1 Dodge Caliber: um hatch americano a partir de R$105.000
Ele parece um crossover, mas não é. O Dodge Caliber é considerado um hatchback compacto nos Estados Unidos, país onde é produzido desde 2006 na fábrica de Belvidere, Illinois.
O modelo utiliza a plataforma PM/MK, mesma de modelos como Jeep Compass e Patriot, além de Mitsubishi Outlander e ASX. O modelo também é produzido em Valencia, Venezuela.
Bom, encontramos o Caliber na revenda Andrecar, em Guarujá – SP. Essa loja é a mesma em que fizemos a matéria do Ford Mustang V6, em maio de 2009. A loja dispõe de dois exemplares do hatch da Dodge.
dodge caliber guaruja 4 Dodge Caliber: um hatch americano a partir de R$105.000
Caliber Mainstreet
A primeira impressão do Caliber é que se trata de fato de um crossover e não um simples hatch. Pelo falta de um hatch de verdade, a Chrysler passou a identificar o Caliber assim.
O estilo robusto mostra que o Caliber aparentemente pode enfrentar nossas ruas e estradas defeituosas. As rodas de liga leve são aro 17 com pneus 215/60 R17, o que deve garantir conforto ao rodar.
Como são apenas dois exemplares e de importador independente, não foi possível andar no Caliber. Os modelos estão sendo oferecidos por R$105.000 e R$109.000, este último com teto solar elétrico.
A versão trazida pela Andrecar é a versão Mainstreet, que custa nos Estados Unidos US$18.260. O modelo traz: ar condicionado manual, trio elétrico, direção hidráulica, faróis de neblina, rádio XM, CD/MP3, controle de velocidade, quatro alto-falantes, retrovisor interno eletrocrômico, banco do motorista com regulagem de altura elétrica, coluna de direção regulável, computador de bordo, entre outros.
Equipado com motor 2.0 16V de 158 cv e 19,4 kgfm, o Caliber possui transmissão automática CVT sem opção de mudanças manuais. Entre os itens de segurança, o modelo possui airbag duplo frontal, airbag de joelho para o motorista e dois airbags de cortina.
ABS, Brake Assist e ESP (controle de estabilidade) também estão presentes no carro americano. Mas vamos às impressões desse interesse hatch que mais parece um crossover.
dodge caliber guaruja 19 Dodge Caliber: um hatch americano a partir de R$105.000
Robustez e simplicidade
Como já falamos, o Caliber parece mas não é. Na frente, uma grande grade cromada e pára-choque parrudo com faróis de neblina passam à impressão de um utilitário esportivo. Os faróis são grandes e de lente simples, tal como se fossem de uma picape. Os pára-lamas são abaulados e aumentam o porte do veículo.
O capô é pesado, mostrando que há mais robustez na estrutura do Caliber que o necessário. No entanto, o Caliber é baixo (1,53 metro), apesar de parecer o contrário. Mesmo assim, não se preocupe com a altura interna e nem com a possibilidade de bater o assoalho nas lombadas.
A traseira é truncada tanto quanto a frente, tendo grandes lanternas com desenho retangular e visual com linhas retas e limpas. Há apenas o necessário, sem adornos exagerados, como vemos em aventureiros urbanos no Brasil. A tampa traseira, ao contrário do capô, é leve e de fácil manuseio.
O acabamento externo é simples, mas de boa qualidade. Há antena fixa para o rádio, apliques de plástico sem pintura no teto e tampa traseira, além dos retrovisores sem pintura. As rodas de liga leve têm desenho conservador e agradável.
dodge caliber guaruja 26 Dodge Caliber: um hatch americano a partir de R$105.000
No interior, o Caliber apresenta visual sóbrio, com tom escuro e alguns cromados no volante, puxadores das portas, painel e console da transmissão. Está do jeito que o brasileiro gosta, segundo algumas montadoras.
Há muitos plásticos, mas de aparente qualidade. Tecido mesmo, só nos bancos e em partes das portas, onde há um tecido acolchoado. No geral, o acabamento é bastante simples e funcional. O tecido dos bancos é macio e confortável.
A posição de dirigir é boa e ainda conta com duas regulagens para banco (elétrica) e volante. Os comandos atrás do volante são intuitivos e garantem fácil manuseio. O sistema de áudio e ar condicionado também não ficam distantes das mãos do motorista.
A alavanca de transmissão CVT está posicionada bem à frente e também garante fácil acesso. Entre ela e o apoio de braço central, há um prático porta-copos. O freio de estacionamento tem boa posição, tal como os pedais de freio e os comandos dos vidros/trava elétricas nas portas.
O ESP pode ser desligado no console, enquanto os retrovisores são regulados diretamente no painel. O controle de cruzeiro está logo atrás do volante. Outro que pode ser acessado mesmo pelo motorista, mas com algo risco de falta de atenção na estrada, é o porta-luvas.
dodge caliber guaruja 29 Dodge Caliber: um hatch americano a partir de R$105.000
O volume interno foi dividido entre um interessante porta-garrafas e o porta-luvas propriamente dito, logo abaixo. O espaço interno é pequeno. Para quem gosta de dirigir bebendo e comendo como os americanos fazem, é um prato cheio. Ou melhor, garrafa cheia. Há ainda um porta-objeto sobre o painel.
Sob o apoio de braço há dois compartimentos, além de um porta-copos anexo logo atrás do conjunto, já no espaço destinado aos passageiros de trás. Aliás, lá o banco é bipartido com apoios de cabeça fixos, e há luz interna independente, tal como na frente.
O espaço tanto na frente quanto atrás é bom, graças à plataforma com 2,63 metros de entre eixos. A altura interna é boa nos dois espaços, garantindo maior conforto. No entanto, o espaço para um quinto passageiro é bastante reduzido pelo porta-copos central e pelo grande túnel central no assoalho.
dodge caliber guaruja 31 Dodge Caliber: um hatch americano a partir de R$105.000
Preço
O Caliber oferece também um bom espaço no porta-malas, que varia conforme a regulagem do encosto do banco traseiro. Com 4,41 metros de comprimento e pesando em torno de 1.300 kg, o Caliber é um crossover (chamado hatch) que passa a imagem de um veículo robusto e confortável. E o preço compensa?
Não há importação oficial do Caliber para o Brasil, e provavelmente nunca haverá, pois os planos da Fiat-Chrysler para o Brasil parecem passar longe de um crossover compacto, afinal, a Fiat já terá o Freemont e o Dodge Journey. Como hatch, um possível Dodge dois volumes só mesmo com base Fiat por aqui.
Então, quem quer alguma exclusividade, abrindo mão de mais itens de luxo, conforto e sofisticação, o Caliber pode ser uma alternativa. Embora lembrando que por ser importado diretamente, não há qualquer garantia por parte do vendedor ou da Dodge no Brasil, embora a rede da marca exista e dê alguma assistência, logicamente cobrando por isso.
Agradecemos à revenda Andrecar pela oportunidade.

Um comentário:

  1. ola . bom dia tenho como conseguir pecas desse carro aqui no brasil, se for o caso poderia me dizer
    92 984302249 esse e meu contato tenho interesse em muitas pecas desse carro

    ResponderExcluir