domingo, 12 de junho de 2011

Honda e Toyota perdem espaço no mercado de sedãs dos EUA

kia optima podera fazer mais sucesso que o hyundai sonata na coreia do sul 1 Honda e Toyota perdem espaço no mercado de sedãs dos EUA
Stephen Ragsdale comprou carros da Honda por mais de 10 anos, mas este mês trocou seu Accord 2009 por um Kia Optima. Ele gostou tanto do carro que sua mãe comprou, que conta com bancos aquecidos e uma tela maior para o sistema de navegação, que foi até uma concessionária da marca e comprou um também.
Além dessas vantagens, pagará 40 dólares a menos por mês no leasing. O outro carro da família, um Honda CR-V 2003, foi trocado por um Kia Soul. O gerente de tecnologia da informação do Texas comentou que a Honda ficou para trás nos segmentos em que atual.
O exemplo acima citado é apenas um dos milhares que mostram que o mercado norte-americano está aos poucos deixando de lado as décadas de domínio das japonesas. O presidente de uma empresa de consultoria chamada CarLab comentou que tanto a Honda quanto a Toyota estão perdendo terreno pois seus produtos já não são mais tão competitivos.
A Toyota sofreu com os recalls do ano passado e neste ano de 2011 o terremoto do Japão fez com que muitos procurassem alternativas em outras marcas. Os consumidores estão descobrindo que tanto Kia quanto Hyundai não fazem mais aqueles carros super baratos com qualidade fraca. Descobrem que a Ford e a GM não fazem mais sedãs pouco confiáveis e também percebem que a Volkswagen reduziu bastante seus preços.
A fatia de mercado da Honda nos EUA caiu para 9,9% e a da Toyota chegou a 13,2%. As marcas rivais entendem que conseguem bater de frente com o ótimo consumo de combustível dos modelos japoneses e ainda ganhar alguns pontos com estilo mais chamativo.
O CEO da Hyundai nos EUA, John Krafcik, comentou que a estratégia da marca com tanto o Sonata quanto o Elantra foi de focar no estilo e também na economia de combustível. E o resultado é que tanto Camry quanto Accord não estão mais no topo da escolha dos americanos no segmento de sedãs, conforme aponta a Consumer Reports. Agora Nissan Altima e Hyundai Sonata são a bola da vez.
O Toyota Camry continua sendo o carro mais vendido nos EUA em 2011, mas já perdeu espaço, caindo de 11% para 9,6% do mercado. Por causa dos recalls da Toyota, mais de 15% dos compradores do Camry foram dar uma olhada no Sonata, e quem compra Civic passa a considerar o Focus como uma boa alternativa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário