segunda-feira, 13 de junho de 2011

Imprensa alemã diz que GM poderá vender Opel, mas será que venderá mesmo?

opel insignia opc unlimited 2 Imprensa alemã diz que GM poderá vender Opel, mas será que venderá mesmo?
Quem deu a informação foi a revista Auto Bild, dizendo que a GM poderia substituir a Opel pela Chevrolet, e que os compradores potenciais são a Volkswagen e uma empresa chinesa, segundo a também alemã revista Spiegel. Mas será que esses rumores tem fundamento?
Pense bem: a reestruturação da Opel está quase terminada. A empresa está perto de conseguir bons lucros, lucros maiores do que ela jamais conseguiu nos últimos vinte anos. A GM também colocou um novo CEO na Opel em abril.
O centro técnico da Opel em Ruesselsheim tem um papel fundamental na rede global de pesquisa e desenvolvimento da GM. Quem comprasse a Opel teria de pagar royalties para a GM pois ela manteria a propriedade intelectual sobre as plataformas globais sobre as quais os modelos Opel são baseados.
Outro ponto muito forte contra uma venda: a Opel, juntamente com sua irmã Vauxhall, vendeu mais de um milhão de carros em 2010, ao passo que a Chevrolet, que não tem apelo na Europa, conseguiu apenas 197.000 unidades. Levaria muito tempo até que a Chevrolet criasse fortes raízes no velho continente.
A Volkswagen também nunca conseguiria aprovação das autoridades européias para comprar a Opel, pois isso seria monopólio de mercado, já que o Grupo Volkswagen tem mais de 36% de mercado na Alemanha, ao passo que a Opel tem 8%.

Nenhum comentário:

Postar um comentário