sexta-feira, 24 de junho de 2011

Avaliação NA – Hyundai Azera 1 – Fotos e detalhes gerais do modelo

hyundai azera avaliacao na 1 Avaliação NA   Hyundai Azera 1   Fotos e detalhes gerais do modelo
Falar sobre preços de tabela do Hyundai Azera – modelo que chegou ao Brasil no final de 2007 já como modelo 2008 – é bem irreal. Isso porque o sedã coreano é vendido por valores bem abaixo da tabela. Ele é vendido com preços que ficam na casa dos 70.000 reais na versão chamada “completa” e 79.000 reais na versão chamada “top”, ou “completíssima”. Valores inferiores a isso geralmente se referem a unidades 2010/2011.
Como mencionamos anteriormente, as diferenças entre as duas versões se resumem a controles elétricos do volante, duas memórias para o banco do motorista, retrovisores com inclinação para auxílio de estacionamento, vidros fotocromáticos, cortina elétrica no vidro traseiro, disqueteira para seis CDs e subwoofer, farol HID com xenon, teto solar elétrico e painel com iluminação optitron.
hyundai azera avaliacao na 3 Avaliação NA   Hyundai Azera 1   Fotos e detalhes gerais do modelo
O Azera vem da Coréia, e sua lista de equipamentos de série em ambas as versões conta com os seguintes itens: abertura elétrica interna do porta-malas e da tampa do tanque, ajustes elétricos dos bancos, alarme, ar-condicionado dual zone, computador de bordo, piloto automático, detalhes em madeira, oito airbags, controle de estabilidade, keyless com abertura do porta malas independente, lanternas traseiras de LEDs, sensor de chuva e de luminosidade, bancos em couro, manopla de câmbio e volante em couro, sistema de som CD/MP3 com controles de som no volante e dez alto-falantes e sensores de estacionamento.
No quesito preço, o modelo tem custo/benefício imbatível, afinal tem preço até mesmo inferior a versões mais caras de sedãs médios, como Civic e Corolla. Contra o baixo preço do Azera, muitos comentam que o modelo tem manutenção cara, que está desatualizado, tem visual muito “tiozão” e está por ser substituído por um modelo totalmente novo, com preço na faixa dos 120.000 reais, igual seu quase irmão Kia Cadenza.
E realmente essas informações estão certas, fora a traseira que sem dúvida ainda é bem moderna, o Azera tem um visual desatualizado perante concorrentes do segmento de sedãs grandes e está por sair de linha, então por conta disso o modelo somente apela a quem não pensa em chamar a atenção pelas ruas e não liga para o modelo estar em seus últimos dias. Se fizermos uma análise sobre quem são as quase 1.000 pessoas que compram o modelo todos os meses atualmente no Brasil, são pessoas de mais idade, a partir dos 50 anos, e também empresas que buscam carros de luxo baratos para uso de diretores e executivos. Para estes dois grupos, ter um visual muito moderno não está lá no topo das prioridades.
hyundai azera avaliacao na 6 Avaliação NA   Hyundai Azera 1   Fotos e detalhes gerais do modelo
O que importa para quem compra um Azera é interior luxuoso, espaço de sobra e, em alguns casos, desempenho superior a modelos com motor quatro cilindros. E admito que são pouquíssimas as pessoas até os 30 anos de idade que como eu escolhem um Azera, pois não é mesmo a característica principal de quem tem essa idade buscar um carro deste tamanho e sem esportividade alguma.
Mas o interessante é que perante modelos concorrentes, como Fusion, Malibu, Passat, Cadenza, Accord, Camry, etc, o preço é muito inferior, e consequentemente a desvalorização ao longo de dois ou três anos é menor.
Por exemplo, quem comprou o meu carro em março de 2009 depois de dois anos perdeu 17.000 reais, quantia muito inferior ao que perderia uma pessoa que tivesse comprado um outro sedã grande importado.
Para as pessoas que se interessam no Azera, um detalhe que chama a atenção é o desempenho vindo do motor 3.3 V6 com 245 cavalos (265 a partir da linha 2010/2011) e 31 kgfm de torque, que mesmo com 1.640 quilos oferece aceleração de 0-100 km/h em 8,7 segundos e máxima de 225 km/h, números parecidos com o Fusion 3.0, que não são números de esportivos muito potentes, mas proporcionam uma boa diversão ao volante.
Na próxima matéria falaremos um pouco sobre o interior do Hyundai Azera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário