segunda-feira, 25 de julho de 2011

Medidas e propostas para tentar lidar com as dificuldades em relação ao etanol

gasolina adulterada Medidas e propostas para tentar lidar com as dificuldades em relação ao etanol
Um esboço para regulamentar o setor do etanol esteve em consulta pública e foi discutido em uma audiência. Mais de 100 propostas foram analisadas, justamente com o objetivo de criar uma fórmula para que os produtores e os distribuidores possam manter o abastecimento constante do combustível justamente no período de entressafra da cana-de-açúcar.
Geralmente a situação se agrava em março, quando chega o fim do período sem oferta do produto, assim uma das medidas que podem ser adotadas é que no primeiro dia de março de cada ano, o produtor apresente um estoque de no mínimo 8% de álcool anidro sobre toda sua produção nos 11 meses anteriores.
Apesar das medidas e idéias, ainda está difícil chegarem a um consenso. Tanto é assim que um comentário publicado, supostamente de um dos participantes da reunião na semana passada para discutir o assunto revela a gravidade da situação: “não adianta resolver o problema de março se não temos a segurança de abastecimento em dezembro e, principalmente, em janeiro e fevereiro. Temos a garantia dos 8%, mas o problema agora é resolver o primeiro bimestre”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário