segunda-feira, 25 de julho de 2011

Avaliação NA – Volkswagen Jetta Highline TSI – Respondendo as perguntas dos leitores

avaliacao na jetta highline exterior 4 Avaliação NA   Volkswagen Jetta Highline TSI   Respondendo as perguntas dos leitores
Sem dúvida o Jetta Highline TSI é um dos modelos testados aqui no NA que mais chamaram a atenção dos nossos leitores. Além disso, muitas dúvidas apareceram, e selecionamos aqui uma boa parte delas para serem respondidas.
1) A maior questão na maioria dos carros é o acabamento, mesmo que seja bom, ele faz algum barulho em algum terreno? Como portas batendo e plásticos rangendo… mal de Fox, sabe ?
O interior não apresentou plásticos batendo, mas vale lembrar que o carro tinha apenas 6.500 quilômetros rodados.
2) queria saber se você, eber, compraria?
Se fosse buscar um sedã menor, com visual e tocada mais esportivos, certamente colocaria o Jetta entre os mais cotados. Seu desempenho é superior ao de sedãs maiores com motor de até 250 cavalos. Mas quero mesmo é andar no Cadenza que tem 290 cavalos e comparar.
3) Aproveitando a pergunta: na buraqueira, ou piso irregular, como ele se comporta ante a Civic, Focus e Corolla, no que importa maciez/rigidez da suspensão, solidez/flexibilidade do chassi, inclinação da carroceria e ruídos ou rangidos diversos, seja da suspensão, peças ou acabamentos?
A suspensão do Jetta TSI é mais dura que destes outros sedãs médios. Ele tem vários componentes modificados para entregar um comportamento mais esportivo. A comparação fica sendo um pouco injusta.
4) No uso urbano, tem alguma percepção de turbolag? Qual o comportamento do cambio DSG nessa condição?
Sim, na hora de arrancar do zero, leva um tempo para o carro responder. Nada muito exagerado, mas bem diferente de um motor forte sem turbo. Mas o câmbio DSG entrega respostas bem rápidas, muito bom.
5) Complementando a perguntado Diego. O turbo “entra” de uma vez, ou a entrega de potência é gradual?
O carro fica mesmo nervoso acima de 3.000 rotações.
6) O acabamento condiz com seu preco? A performance chega a ser superior a modelos V6?
Para o preço de 90.000, o acabamento é fraco. A performance chega a ser superior a de Azera e Fusion sim.
7) Eber ainda não tive a oportunidade de ver o novo Passat pessoalmente. Vendo de perto os dois se parecem muito ou da pra diferenciar tranquilamente mesmo com essa nova identidade visual da VW?
Olha, quem conhece carro sabe muito bem que um é o Jetta e o outro é o Passat. Mas se tem leigo aqui na minha cidade que chegou a perguntar se eu gostava do meu Corolla (que na verdade é um Azera) dá pra se esperar de tudo. Muita gente vai confundir, claro. E o passat não é tão maior, tem menos de 15 centímetros a mais no comprimento.
8) Eber, vcs foram convidados pro lançamento do Passat e rodaram no carro. Então gostaria que vcs falassem nas diferenças e semelhanças dos modelos (já que ambos usam o mesmo conjunto motor-câmbio), se vale a pena pagar tão caro por um Jetta ou é melhor juntar um pouco mais e levar um Passat com melhor acabamento?? o comportamento dinâmico do Jetta é tão mais esportivo que o do Passat, pra fazer quem gosta de um comportamente mais apimentado optar pelo Jetta frente ao legitimo alemão???
As diferenças entre os dois foram comentadas hoje na matéria do Moriah, que é quem andou nos dois mesmo. Mas eu acredito que quem tenha 90.000, tem também 105.000 ou 110.000. Acho mais negócio um Passat. Mas para quem quer um carro esperto e não queira um carro tão grande, o Jetta é a melhor opção.
9) Certamente devido o maior peso do Passat né? qual a diferença em kg de ambos? provavelmente mesmo com 11cv a menos o peso/potência do Jetta é um pouco melhor né?
A diferença de peso não é muito grande, em torno de 100 quilos, por isso o comportamento dos dois acaba sendo parecido.
10) Qual a diferença mecanica entre os carros, o bloco do motor é o mesmo? A suspensão dianteira é a mesma nos dois só mudando a traseira?
Se você está se referindo ao Jetta e ao Passat, o motor dos dois é o mesmo sim, com uma regulagem que entrega 11 cavalos a mais no Passat, por pura questão de marketing. Já se a comparação é entre Jetta TSI e Jetta 2.0, a suspensão também é totalmente diferente, com eixo rígido no 2.0.
11) ele chegaria perto do requinte,sofisticação,conforto do azera?
Apesar de o Azera ser bem mais ultrapassado, não tem como comparar a cabine dos dois. O Azera tem materiais de acabamento MUITO melhores. Mas são carros de segmento totalmente diferentes.
12) Eber, o cambio com o motor combina? os engates sao precisos?
Combina sim, totalmente, os engates são precisos e muito rápidos.
13) O banco segura bem o motorista? É confortável para longas viagens?
Segura sim, o apoio lateral é ótimo. Mas acho que para viagens longas o modelo canse um pouco mais que sedãs menos esportivos.
14) o conforto é de sedan grande ou de sedan médio ou compacto? a suspensão é boa?
Sedã médio. A suspensão é bem firme.
15) Durante uma velocidade mais alta, chega-se a aumentar muito o barulho do motor?
Não, por conta das seis marchas do câmbio DSG, que deixam o carro em uma rotação bem baixa.
16) No painel, qual o conforto dos equipamentos? Posicionamento dos botões é bom?
Sim, tudo está muito bem posicionado e é de fácil acesso.
17) Espaço interno (incluindo para os passageiros).
Atrás o espaço é apertado. Vão apenas duas pessoas que não tenham mais de 1,85 de altura.
18) Eu ia perguntar exatamente se o Jetta anda mais que o Azera e se o consumo e o espaço interno dois dois é equiparado. Eu gosto muito de carros potentes e esportivos, mas tenho família grande (três filhos) e acho que o Jetta consegue conciliar as duas coisas (esportividade e espaço). O Azera por outro lado é um V6 e dá a impressão de ser mais espaçoso.
Sobre as comparações com o Azera, já fizemos nas nossas matérias da avaliação do Jetta. Mas se você tem três filhos, creio que o Jetta seja apertado. A não ser que seus filhos todos sejam crianças pequenas.
19) Levando em conta o custo de manutenção e consumo, vale a pena ter um carro desses para uso urbano?
O carro bebe bastante. Vale a pena para quem não está muito preocupado com manutenção e consumo, ou que rode pouco.
20) O Jetta TSI tem airbags de cortina? o ar condicionado gela bem?
Ele tem seis airbags, e o ar-condicionado é muito bom.
21) Já que a proposta do carro é ser esportivo, quais outras modificações fora motor e câmbio foram feitas pra proporcionar esse aumento da sensação de esportividade??
A suspensão é bem firme, e o banco do motorista oferece ótimo apoio para o corpo.
22) Os carros dessa faixa de preço costumam integrar um bom sistema de som, com subwoofer e alto falantes de ótima qualidade. O Jetta segue esse padrao de qualidade?
Eu diria que o som é de qualidade superior sim ao som de sedãs médios. Mas não chega a ser tão bom quanto o som de sedãs grandes mais caros.
23) O som é de boa qualidade? O rádio pega bem?
O rádio apresentou boa recepção sim.
24) Estando pronto para uma “largada”, ao pisar fundo, o Jetta TSI faz o “piloto” ser empurrado para trás? Se sim, qual a sensação?
Sim, só que apenas a partir de 2.500 a 3.000 rotações. Creio que saindo da imobilidade, o tranco é um pouco menor do que com o Azera.
25) Com números como o de 7,1 segundos para levar o Jetta de 0 a 100km/h e uma velocidade máxima de 238km/h custando R$ 89.520 , esse seria o melhor custo X benefício para ter um esportivo no Brasil?
Acredito que sim. Temos também o Punto T-Jet e o Cerato Koup, mas ambos ficam em 150 cavalos.
26) Vale apena trocar o anterior pelo novo TSI?
Pela qualidade de construção, o nível caiu um pouco. Mas o carro é mais moderno, tem equipamentos mais atuais e anda mais.
27) O que vale mais a pena, comprar um jetta highline completo, ou subir de categoria e comprar um passat 2012 basico por R$10,000.00 a mais?
Quem gosta de carros confortáveis vai preferir um Passat, sem dúvida. Seria a minha escolha.
28) Gostaria de saber se esse motor TSI espirra durante as trocas de marchas, porque ouvi dizer que ele realmente espirra, é realmente verdade ?
Dá pra ouvir o espirro da turbina sim, mas ele é bem baixo. Creio que seja fácil deixar o barulho mais alto, mas não acho que isso seja algo que alguém que pagou 90.000 reais no carro faça. Só quando o Jetta TSI estiver mais barato, depois de alguns anos de uso.

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