segunda-feira, 2 de abril de 2012

Opel: sindicato de trabalhadores de Bochum ameaça GM


opel bochum Opel: sindicato de trabalhadores de Bochum ameaça GM
As fábricas da Opel em Bochum e Ellesmere Port estão sendo cogitadas para fechamento. A GM quer reduzir a capacidade produtiva da Opel para apostar na produção em plantas do leste europeu, cuja mão de obra é mais barata.
Atualmente a Opel está com capacidade 30% acima da demanda, e por isso a GM  quer fechar estas duas plantas com o objetivo final de tornar a operação da montadora alemã mais rentável. No entanto, o sindicato dos trabalhadores de Bochum, Alemanha, já está se mobilizando a fim de impedir a ação da GM.
O sindicato local avisa que a GM  terá problemas com o fechamento da fábrica. Para a entidade, a montadora americana terá que gastar bilhões de euros no processo. Além disso, a dispensa de centenas de funcionários vai prejudicar a imagem da Opel  e reduzir as vendas da marca como forma de protesto. A ameaça pode ser real na região de Bochum, mas não deve afetar a Opel de forma global.
No entanto, o sindicato ainda avisa que não há meios viáveis para transferência da fábrica para outro comprador, já que a unidade foi construída sobre uma mina de carvão da Segunda Guerra. O processo de limpeza geraria gastos de milhões de euros para mudar a finalidade da futura operação.
Opel avisou que o processo de reestruturação da produção deve ocorrer somente após de 2014. No entanto, rumores no mercado já falam em três fábricas fechadas no futuro. Então, pode ser que o corte na produção daOpel contemple o fechamento de outra fábrica, provavelmente fora da Alemanha ou Reino Unido. Espanha?

Nenhum comentário:

Postar um comentário