sexta-feira, 28 de outubro de 2011

Análise de estilo: Nissan Versa


analise estilo nissan versa 5 Análise de estilo: Nissan Versa
A Nissan acaba de lançar o seu sedã pequeno, e promete fazer um grande alarde no segmento que inclui outros três-volumes com motor intermediário tais como Voyage, City, Siena etc . A tática é oferecer um carro espaçoso, com motor relativamente potente, e boa relação entre custo e benefício.
Derivado do recém-lançado March, ele é uma peça importante no jogo que a Nissan aposta levar 5% do mercado até 2015. O Versa é um caso recorrente no nosso mercado. É um sedã derivado de um carro pequeno, esticado ao extremo. E com isso, as proporções são bastante prejudicadas, como veremos a seguir.
Nos EUA ele substituiu a versão sedã do Tiida, lá vendida com Versa. E uma das suas novidades é trazer um design mais “requintado” (conforme o posicionamento da marca) ao segmento de entrada americano. Embora a comparação esteja em um patamar bem baixo, se o compararmos ao Tiida sedã (que continua a ser vendido aqui normalmente), vemos que se não é mais bonito, ao menos tenta ser mais interessante.
analise estilo nissan versa 3 Análise de estilo: Nissan Versa
Logo na dianteira, temos uma amostra de um padrão que se repetirá por todo desenho: Linhas que tentam passar um tamanho maior do que realmente são com algum cuidado no desenho. Sua dianteira é simples. Faróis monoparábolas grandes são parecidos com seu irmão, March, porém alinhados à carroceria e não saltados como no hatch.
E assim como ele, vincos tratam de acomodá-los de forma a não parecerem desproporcionais. Se no March há vincos arredondados, no Versa eles acabam em um vinco pontudo, que cria um volume para a grade. Esta, cromada para passar algum requinte, não tem qualquer inspiração no desenho.
O capô tem dois pequenos vincos que deixam a parte do meio mais alta e que não encontram correspondentes na grade ou no para choque, mas sim no teto, embora de forma inversa, rebaixada. E isso segue a receita do March, de usar chapa mais fina no teto valando-se de vincos para reforçar a chapa.
analise estilo nissan versa 2 Análise de estilo: Nissan Versa
O para choque dianteiro tem vincos emoldurando os faróis de neblina (quando equipados). Estes vincos são saltados e retos, para enfatizar a largura, mesmo recurso usado na reestilização do Sandero. Ainda para enfatizar a largura, as laterais do para choque são retas, formando um ângulo de 90º em realção ao solo. Isso dá volume ao carro, conforme explicado por na imagem Figura 1.
E é a partir destes vincos que vamos para a lateral onde o Versa se vale de vários recursos para parecer maior do que realmente é: os vincos na lateral são os pontos mais evidentes disso. Estes vincos lembram (vagamente) os para lamas salientes presentes nas antigas picapes.
Com isso, mesmo que vistos lateralmente, onde não temos noção da largura do veículo, ele parecerá maior, devido ao volume que ganha, graças a luz e sombra. Há a linha de perfil do carro, o contorno, e há, mais perto dos olhos, esta parte mais saliente. Isso fica bem evidente quando vemos o vértice destes vincos em relação ao contorno do carro, nos balanços dianteiro e traseiro.
analise estilo nissan versa 1 Análise de estilo: Nissan Versa
Não é um recurso novo, já que foi usado na Montana antiga (lembrem-se da caçamba volumosa) e na nova Montana, mas em menor medida. O seu rival Chevrolet Cobalt, que será lançado agora no começo de Novembro, também se valerá deste “truque” para parecer maior.
Os vidros laterais são relativamente estreitos com o traseiro terminando de forma ascendente, uma vez que se terminasse reto acentuaria ainda mais a sensação de “traseira caída”, embora fosse aliviar um pouco o volume do conjunto. Nas portas, ao meio delas, os vincos que dão volume aos para lamas, desaparecem.
O entre-eixos longo (2,60m) ajuda, mas não o deixa escapar por completo da sensação de traseira volumosa demais para rodas tão pequenas, ainda que estas sejam de 15″. Mais uma vez há uma série de recursos para limitar problemas no desenho: além das janelas traseiras, para diminuir o volume visual da traseira, as lanternas avançam sobre ela.
analise estilo nissan versa 4 Análise de estilo: Nissan Versa
É só um enfeite, sem qualquer função prática, já que o conjunto de lâmpadas está agrupado na vista da traseira mesmo. Na moda de ‘esticar’ a capota para dar um impressão de cupê, o vigia traseiro é enorme a acarreta no tamanho diminuto da tampa do porta malas. A larga coluna traseira também é consequência disso.
Já chegando a traseira, a tampa recebe a placa de licença e tem uma sugestão de aerofólio. Olhando a vista traseira, há um “ombro” entre a tampa do porta malas, a lanterna e o vinco reto nos para lamas. Não é um caso tão sério quanto o Tiida sedã (que dá a impressão de ser um carro em cima de outro), mas ainda assim não é algo que agrade a todos.
O para choque traseiro não tem nada além de vincos e todos são repetições do que acontece na frente. Lateralmente forma um ângulo de 90º em relação ao solo para uma máxima largura visual (conforme exemplificado na figura 1) e vincos também em ângulos de 90º que repetem a função dos que emolduram os faróis de neblina.
analise estilo nissan versa 7 Análise de estilo: Nissan Versa
O interior é análogo ao March: formas arredondadas e simples em um painel simétrico. A única diferença são os instrumentos, diferentes do March, com aparência mais clássica como convém a um sedã. Ainda em relação ao Versa vendido nos EUA, curiosamente o que vem para cá tem as mesmas saídas de ar redondas centrais presentes no March, e vendido no mercado americano, são saídas retangulares.
O Nissa Versa é uma nova realidade nos mercados emergentes: oferecer mais por menos é o norte destes projetos e isso requer diferentes interpretações para novos problemas. Combinar grande comprimento com um largura comedida inerente a projetos de carros pequenos mas que aceitam uma altura relativamente avantajada é complicado.
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O Versa, porém, apesar de vários cuidados, ainda não conseguiu equacionar completamente estes problemas. É mais um carro que será vendido muito mais por sua beleza interior (leia-se espaço) que a exterior. O preço competitivo, à partir de R$ 35.490,00, porém, deve ajudá-lo bastante nessa tarefa.

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