quinta-feira, 15 de dezembro de 2011

Europa: crise do Cayenne afeta vários mercados


porsche cayenne crise Europa: crise do Cayenne afeta vários mercados
A Europa está mergulhando em uma crise econômica que está abalando as estruturas sociais de alguns países. Muita gente que ganhava razoavelmente bem, agora tem que lutar para não perder o emprego ou seu negócio. A crise é ainda mais grave na Espanha, Itália e Grécia.
Por isso, muitos consumidores que haviam adquirido carros de luxo, estão amargando ter que os devolve-los por falta de condições financeiras.
O Porsche Cayenne é um símbolo de status no Brasil, mas na Europa dos últimos anos, muita gente que andava em carros comuns passou a andar no SUV alemão. Muitos não pouparam despesas para ter seu Cayenne na garagem ou na rua, dependendo do lugar.
Mas a crise bateu forte neste tipo de proprietário de Cayenne. Muitos estão entregando seus bólidos germânicos e voltando aos carros comuns. Na Espanha, um ex-dono de Cayenne ganhava mensalmente oito mil euros e podia manter seu Cayenne.
Com a crise, ele deixou o bólido de lado, pois não tem mais como pagar por ele. Além disso, mandou embora metade de seus funcionários por causa da crise. Uma loja de Madrid vendeu muitos exemplares de Cayenne, mas com a crise, descobriu que a maioria dos clientes não pode mais manter o carro. Já viram ex-clientedirigindo Renault.
As montadoras na Espanha já estão dando férias forçadas até para a metade do quadro, como a Ford, por exemplo. Custos trabalhistas e os impostos são os motivos que tornam a crise ainda pior na Espanha.
Não há como competir com os importados da Ásia e África do Sul. O país já possui 22,8% de sua população economicamente ativa procurando um emprego. Enfim, a crise já é relacionada com o Cayenne, que agora passa a ser realmente um carro de rico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário