sábado, 2 de julho de 2011

Pesquisa realizada pelo Ibope e Índice Nacional de Expectativa do Consumidor

mercado Pesquisa realizada pelo Ibope e Índice Nacional de Expectativa do Consumidor
De acordo com o Índice Nacional de Expectativa do Consumidor (Inec), a confiança do brasileiro na economia recuou 0,3% na comparação com o mês de maio. Recuo é reflexo de elevação dos juros e da contenção de crédito.
Nos dias 16 a 20 de junho deste ano, foi realizada uma pesquisa com 2 mil entrevistados pelo Ibope juntamente com a CNI (Confederação Nacional da Indústria).
Observe os resultados da pesquisa:
- Expectativa de emprego: 40% dos entrevistados disseram acreditar que o desemprego vai aumentar nos próximos meses, enquanto 26% avaliam que deverá cair e 34% acreditam em estabilidade.
- Situação financeira: 49% das pessoas disseram que sua situação deverá ficar igual nos próximos meses, 35% avaliaram que deve melhorar e 16% acreditam que vai piorar.
- Renda pessoal: pouco mais da metade dos entrevistados disse que sua renda vai ficar igual nos próximos meses, 38% acreditam que deve aumentar e 11% que vai piorar.
- Expectativa de inflação: 69% acreditam que os preços vão aumentar nos próximos meses. Pouco mais de um quarto dos entrevistados disse que o índice vai ficar igual ao de hoje e 6% avaliam que vai haver queda.
-Endividamento: 42% das pessoas disseram que devem continuar com o mesmo número de dívidas dos últimos três meses e 27% acreditam que terão um número maior, enquanto 32% acham que devem reduzir.
E o que isso tem a ver com o segmento automotivo? A expectativa de emprego e a situação financeira das pessoas tem relação direta com as vendas de carros. Estes itens tem de continuar no mesmo nível para não termos quedas nas vendas.
E a julgar pelo que as pessoas falaram sobre seu endividamento, elas continuarão a se endividar para comprar o tão sonhado carro zero. Ou mesmo usado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário